O meu dia de aniversário


Ansiedade
Faço anos a 17 de novembro. Normalmente é o dia do ano que mais ansiedade me traz. Todos os anos, a minha preocupação com a chegada deste dia é enorme. Porque tenho medo que os meus amigos não queiram festejar comigo, medo que eles até lá estejam mas que seja um frete pra eles estar lá. Fico muito ansiosa porque há quase 8 anos que não passo um dia de aniversário com a minha mãe. Porque tenho medo que a minha tia me prepare uma festa tão grande que eu não consiga lá estar. Com as recordações felizes que este dia me traz, mas que agora são só isso: recordações. Desde que o meu pai faleceu, não quero fazer anos. Quero só que do 16 passe para o 18. Que o dia 17 não exista. Por norma a minha família gosta muito de aniversários e a minha mãe vibra com este dia. O meu namorado percebeu há algum tempo a ansiedade que este dia me traz e começou a tentar amenizar o sentimento. Ele faz com que o dia seja apenas mais um dia, mas ao mesmo tempo faz-me sentir especial. Isso é amor. Perceber o que é que o outro sente sem que seja preciso dizer muito. Há 1 ou 2 anos - não me lembro de forma exata - comecei a festejar o meu aniversário em três situações separadas. Festejo com os meus amigos, com a minha família e com a família do meu namorado. Aquela que me traz menos ansiedade é mesmo com a família dele. Sinto-me amada, sinto-me feliz e sinto-me 100% eu, sem que seja preciso eu ser isto ou aquilo para eles me aceitarem. Porque a família do meu namorado aceita-me como sou. Mais gorda ou mais magra, mais ou menos bem disposta. Mais ou menos sorridente. Conseguem sempre perceber quando algo não está bem comigo e são os mais preocupados. Certificam-se sempre que fico bem, seja em que situação for. E como disse anteriormente, isto é amor. Não me vou alongar sobre eles, que também são a minha família; porque eles merecem um post só deles, por todo o amor que carregam por mim. 

Este ano o meu aniversário vai ser, pela primeira vez em 8 anos, com a minha mãe. 
Quando soube que isto ia acontecer eu só pensei "Só acredito quando estiver ao pé dela.". Relembro que a minha mãe está emigrada e que estou com ela sempre que posso, mas não como costumava estar. Relembro, também, que já passei um periodo muito conturbado com ela. Não queria estar com ela. Sempre que ia ter com ela, chorava rios. Por muitas razões, principalmente porque não aceitava a situação em que estávamos, não aceitava uma pessoa nova na minha vida, não aceitava lidar com uma palavra mais brusca. Tudo me fazia chorar. Cheguei a mutilar-me quando estava lá porque não aguentava mais.
Hoje é tudo tão diferente. Hoje quero muito estar com a minha mãe e um dia a vida ainda vai permitir que estejamos mais tempo juntas do que o que estamos agora. Hoje sou eu que lhe digo "Mamã tenho saudades tuas, quero ir aí.". Ela também já percebeu que não consigo estar lá por muito tempo e dá-me esse espaço e liberdade de decisão. Percebeu aquilo que é saudável pra mim. E hoje dou tanto valor à mãe que Deus me deu. Tanto. Ela luta tanto por mim. E por ela. Deus queira que eu tenha a força e coragem que ela tem.

Pois bem, foi o meu namorado que me fez esta surpresa. Foi ele que me disse "Ri, este ano vais passar os teus anos com a tua mãe e eu vou contigo". Marcou dois lugares no avião para eu poder passar o meu dia com quem me deu a vida. E sou tão grata por isso que não o consigo descrever como queria. Vou passar os meus anos com as pessoas que mais amo. Esta publicação começa com a palavra "ansiedade" riscada. Sabem porquê? É o primeiro ano em muitos, que posso dizer que não só NÃO estou ansiosa, como também posso dizer que estou extremamente feliz e mortinha que chegue o 16 de novembro para voar e ir diretinha à minha mãe. Devo tanto ao meu namorado. Tanto. É ele que está sempre do meu lado. Espero mesmo que um dia tu, que estás a ler-me, tenhas alguém ao teu lado que te ame tanto quanto o meu namorado me ama.
Vamos passar o meu dia de aniversário juntas, mamã!

Que todos consigamos encontrar felicidade nas pequeninas coisas que a vida nos dá.

A ti, N, só te consigo agradecer por me fazeres renascer todos os dias. Amo-te.

Rita  

Comentários