Biológico vs Convencional


Vou começar este post com este vídeo alarmante que recomendo toda a gente a ver. 

Depois de verem o vídeo acima colocado, o que acham de comer fruta convencional? A vossa opinião mudou? Há uns meses que opto sempre por fruta biológica e este vídeo ainda não tinha chegado às redes sociais. Depois de o ver, tive ainda mais certezas de que realmente faço a escolha certa. 
Há cera na fruta/verduras que compramos nos hiper, minimercados, na feira da vila, etc. 

Qual é a finalidade?  
Esta cera protege as frutas e as verduras de eventuais perdas de peso por evaporação - a ver se pagas mais um bocadinho. Pode, também, proteger de insetos e doenças. É agente de revestimento e transporte de corantes, espessante e estabilizador das frutas e vegetais. No caso das maçãs, por exemplo, elas são escovadas com esta cera de forma a se tornarem mais brilhantes e bonitas. Aliciantes para serem compradas. Aquelas maçãs bem vermelhinhas e brilhantes, sabem? Estão carregadinhas desta cera! - chamam-lhe cera de abelha.
Esta cera não tem nada de ilegal. É conhecida por causar diversos tipos de alergias graves assim que consumida. Agora podem pensar "OK, mas eu lavo a fruta, a cera sai." Não... Completamente enganados! A cera fica lá e é muito dificil de sair. Experimentem lavar uma maçã, por exemplo, e de seguida passar uma faquinha na casca. Vão ver a cera a sair. E atenção, que não é só nas maçãs que a encontramos! Este produto pode ser visto como um pesticida - blhac!! De acordo com um estudo da DECO, a probabilidade de serem detetados pesticidas nos alimentos biológicos é 7% e  nos convencionais é 38%. São valores variáveis, uma vez que o estudo foi feito com uma amostra que pode variar.

Sabes o que são pesticidas?
"Os pesticidas ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm como objetivos impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.

Um pesticida pode ser uma substância química ou um agente biológico (tal como um vírus ou bactéria) que é lançada de encontro com as pragas que estiverem destruindo uma plantação, disseminando doenças, incomodando pessoas, etc. É utilizada em diversas formas de seres vivos, tais como: insetos, ervas daninhas, moluscos, pássaros, mamíferos, peixes, nematelmintos e micróbios.
Não são necessariamente venenos, porém quase sempre são tóxicos."


De forma resumida, os pesticidas são usados para combater pragas (o que é bom) e são tóxicos para a nossa saúde (o que é mau).

ATENÇÃO: os alimentos biológicos NÃO são mais nutritivos do que os convencionais. Têm os mesmos nutrientes. Só não são carregados de pesticidas!

_________________________________________________________________________________

Cada um é livre de ter a sua opinião e de fazer a sua escolha e este post é meramente informativo. 


_________________________________________________________________________________



Sabes quais são os alimentos que mais pesticidas têm?
De acordo com a Men's Health, este é o top10 de frutas e vegetais com mais pesticidas:
  1. Malaguetas
  2. Pimentos vermelhos
  3. Batatas
  4. Aipo
  5. Tomates
  6. Pêras
  7. Cerejas 
  8. Pêssegos
  9. Uvas
  10. Maçãs
(Se a maçã está em último lugar, imaginem passar a faca sobre a casca de uma malagueta 😣)

O ideal era mesmo cada um ter uma hortinha em casa e comer do que a terra dá. Ah, pra quem tem, um conselho: para obter uma riqueza nutricional máxima, colher os alimentos no seu estado de maturação ideal e comer de seguida (sem deixar amadurecer muito mais).

Não tendo uma horta em casa, a escolha depende daquilo que mais tem importância para nós. Se é o preço, ou o sabor, ou o bem-estar animal, ou simplesmente uma consciência mais tranquila. Se pensarmos para lá dos benefícios a nível de saúde, existem muitas outras razões para escolhermos os alimentos biológicos. 

Se por acaso decidires comprar alimentos biológicos, há algumas coisas que precisas de saber. 
Clica no link abaixo. ↙


Eu escolho biológico. E tu? 
Rita 







Comentários