A consulta - Hipnoterapia na primeira pessoa


Hoje foi o dia da tão esperada consulta com a Dra. Diana.
Foi consulta de nutrição e hipnoterapia. A minha primeira sessão de hipnoterapia.
Começámos pela nutrição ↧
Tirámos as medidas, fizemos a pesagem (que não nos dá apenas o peso, mas muitos outros dados que vão ver a seguir). Os resultados foram, honestamente, super animadores. Eu estava muito ansiosa que esta consulta chegasse, porque já tinha dado conta que a roupa estava mais larga. Calças que me estavam justas, estão agora a precisar de um cinto, blusas que já não apertam nos braços, casacos que voltaram a ficar mais folgadinhos. Não estava ansiosa por saber o peso. Como me foi dito recentemente por uma seguidora minha, "o peso é só um número". É certo que é preciso baixar este número, mas aquilo pelo qual eu ansiava era pelas medições e pelas percentagens que vos mostro já de seguida.

 Medição dos perímetros.
Data
Cintura
Braço
Peito
Coxa
01/out
91/105
33
96
48
15/out
89/102
31
94
47

Isso mesmo, todas as minhas medidas baixaram. Em 15 dias e apenas com a reeducação da ingestão de água consegui estes resultados. E acreditem, houve muito desleixo da minha parte em relação à água.

Pesagem. 
Data
Peso
IMC
% massa gorda
% água
Kg massa muscular
TMB (kcal)
Idade Metabólica
Massa óssea
Gordura visceral
01/out
92,7 kg
32,1
41,6%
44,2%
51,4 kg
1713
38 anos
2,7
6,5
15/out
92,9 kg
32,1
40,9%
43,3%
52,5 kg
1891
37 anos

2,7
6,0


Esta tabela mostra os dados que a balança onde me peso fornece. Esmiuçando isto, o meu peso aumentou 200g - sim, o meu peso aumentou. Segundo a Dra Diana, deve-se à mudança drástica de prática de exercício. Basicamente do 8 ao 80. Como disse acima, este menino ainda vai descer e muito. Agora já tenho um plano. Esse plano consiste em baixar todos estes valores - exceto a % de água - que baixou, embora eu ache estranho. Baixou praticamente 1% e era suposto ela subir. O meu IMC manteve-se. Continuo obesa segundo as tabelas de IMC. A % de massa gorda baixou 0,7%, a massa muscular aumentou 1,100kg, a minha idade metabólica* baixou 1 ano, a massa óssea manteve-se e a gordura visceral baixou 0,5 unidades. Estes resultados deixam-me super feliz.


*idade metabólica: a idade que o nosso corpo assume conforme os dados fornecidos pela balança. Eu tenho 23 anos. Segundo o meu corpo, tenho 37. 



↣ Depois de ter acesso a estes resultados, foi hora da entrega do plano alimentar. Aquele que me vai ajudar a mudar estes valores todos. Mais tarde será hora de falar sobre este plano e poderão saber mais no meu instagram, OLHE, DESCULPE!. Falámos sobre as semanas que dividiram as consultas. Eu preenchi uma grelha onde cada coluna correspondia a um dia e o objetivo era escrever tudo o que eu comia, bebia, sentia. Um dos dias que foi falado foi quarta-feira. O dia em que eu não dormi e em que tive a compulsão que me deitou abaixo. Há um pormenor que não sabem acerca desta compulsão. É que eu menti. Ou melhor, omiti. Aconteceu tudo o que eu vos disse. Depois disso, eram 7h30 de quinta-feira e eu sem dormir. Depois de eu ter comido aquele batalhão de comida. Eram 7h30 e eu vesti-me e dirigi-me ao ginásio. Nunca tinha ido tão cedo ao ginásio. Mas naquele dia eu fui. Porque me sentia inútil e com imensa vergonha depois de ter comido o que comi. Fui ao ginásio, treinei e quando vim para casa, vomitei. Eu contei isto à doutora. Não lhe posso mentir. O que eu não sabia era o que ela me ia dizer a seguir. "Rita, isto foi um episódio de bulimia. Estás na red line. O teu corpo está no limite. Não te vou mentir, precisas de ser monitorizada de perto." Ainda não sei processar esta informação, mas sei que isto não vai ter continuidade. Eu vou ser forte para me reerguer e voltar a ver o mundo de lá de cima.


Na segunda parte da consulta, chegámos à hipnoterapia. Foi a minha primeira sessão e fui às cegas. Aquilo que eu conhecia da hipnoterapia eram cenas do além. Vozes grossas, pessoas desmaiadas e media a mostrar tudo aquilo que não acontece na realidade.
Hipnoterapia
O que é?
Terapia com Hipnose. A hipnose é uma técnica que "instala" pensamentos positivos no nosso subconsciente. Quando feita de forma correta, é possível alterar a forma como pensamos, como sentimos e como nos comportamos.
Eis algumas situações que podem ser tratadas através da hipnoterapia:
* vícios
* obsessões
* depressão
* compulsões
* distúrbios alimentares
* construção de confiança
* aumento de auto-estima
* ansiedade
* síndrome do cólon irritável
* medos
* problemas de sono
* fobias, etc.

Quanto à sessão, podia pesquisar na internet e dizer-vos o que se passa numa sessão de hipnoterapia. Mas eu estive lá e por isso mesmo vou dar-vos o meu parecer na primeira pessoa.  Antes de iniciar, a Doutora teve o cuidado de baixar as cortinas, fechou o consultório e colocou uma música do meu agrado - uma melodia com o canto dos passarinhos num campo.
A sessão iniciou com algumas perguntas - bastante difíceis, alerto já - que ajudam a responder às minhas necessidades enquanto paciente. Depois de respondidas, a doutora baixou o cadeirão onde eu estava sentada e fiquei deitada. Completamente confortável. É natural a nossa temperatura corporal baixar quando em hipnose. Por esse mesmo motivo, a Doutora deu-me uma mantinha para me cobrir durante a sessão. Começou com algumas palavras tranquilizantes e respirações guiadas por ela. Fui conduzida ao estado de transe e senti-me super relaxada e segura. À vontade para falar do que fosse preciso. O resto já é um bocadinho pessoal. Mas devo dizer que não, não desmaiei, não me doeu, não contei segredos, não falei com espíritos. 😅 São apenas mitos.
Depois de abrir os olhos, senti só uma paz a descer sobre mim e um sentimento de "Rita, vai dar certo.".

Acreditemos que tudo pode dar certo. Basta canalizar as energias certas no que queremos.

Rita

Comentários